Essa coluna trará curiosidades e informações sobre saúde.

Saúde que é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida.
Nossa saúde depende de muitas coisas, como, por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.

Espero muito que gostem!

Pesquisar artigos desta coluna

Menopausa Masculina


Como diz o Dr Alessandro Loiola, um médico muito bem conceituado de Minas Gerais: “ A menopausa masculina conhecida como Andropausa, é aquele período da vida em que o trabalho não dá prazer, e o prazer começa a dar um trabalho danado. Engraçado né? Mas é a pura verdade.


Os homens começam a sofrer dessa menopausa masculina, dos 50 aos 80 anos. Os sintomas da Andropausa são bastante semelhantes às manifestações da menopausa em mulheres. Um estudo realizado nos EUA envolvendo mais de 2.000 homens entre os 40 e 60 anos de idade, mostrou que 80% deles se queixavam de fadiga intensa, 70% sofriam de algum nível de depressão, e mais de 60% se queixavam de irritabilidade e distúrbios da ansiedade.

Outro terrível sintoma é aquele conhecido mal humor, sabe naqueles dias em que ele acorda e você diz: Bom dia ! E logo vem a resposta: Bom dia por quê? Não to nada bom. Poderá ocorrer também insônia,  diminuição da libido, fraqueza, perda de massa muscular, dificuldade para obter ereções e até... Olhem só, pasmem-se vocês, eles podem até chorar ao ver o último capítulo da novela das oito, é a coisa é mais séria do que podem imaginar!!!

Bom, assim que percebidos os sintomas da Andropausa, o homem deve ser submetido a alguns exames. A dosagem de Testosterona Livre no plasma é o principal teste, devendo ser feita em uma amostra de sangue colhida pela manhã, em jejum. Se os níveis estiverem abaixo de 200 nanogramas/dL e você não possuir fatores de risco significativos, a Terapia de Reposição de Testosterona (ou TRT) pode ser iniciada.

A TRT só deve ser realizada sob supervisão médica criteriosa, estando contra-indicada em homens com problemas na próstata, doenças no fígado, altos níveis de gordura no sangue ou passado recente de tromboses.

A TRT não é um tônico capaz de resolver todos o problemas da sua vida, mas uma terapia específica com vários efeitos colaterais importantes. Para utilizá-la, é necessário realizar exames de acompanhamento a cada 3-6 meses. Entretanto, desde que indicada e realizada de modo responsável, a TRT produz resultados quase milagrosos.

A testosterona pode ser administrada de várias formas: oral, injetável, transdérmica (adesivos) ou por implantes. As formas orais não são mais recomendadas devido ao risco de efeitos tóxicos sobre o fígado.

As formas injetáveis não oferecem níveis estáveis e podem terminar piorando os sintomas da Andropausa. As apresentações transdérmicas têm sido as mais utilizadas nos últimos tempos.

Além de buscar tratamento especializado, existem algumas medidas simples que você pode adotar a partir de agora para lidar melhor com os sintomas da Andropausa:

• Seja mais calmo, ou ao menos tente ser. O estresse é um veneno nessa fase;


• Se alimente melhor com verduras e legumes;


• Tome 8 copos de água por dia;


• Cuidado com os porres;


• Durma bem;


• Pratique um exercício físico, abemos que o tempo é curto, mas ao menos uma caminhada sempre é bom.

Os homens que estiverem nesta fase, podem e devem ter uma vida normal, mas precisam saber que o organismo sofre com algumas mudanças, por isso para viver em perfeito bem –estar conscientizem-se de que é melhor prevenir do que remediar.

Se já viveram até aqui não precisa ter pressa e passar tantas noites acordados, nem ter medo de acabar a Skol do planeta e querer beber tudo em uma noite só.

Relaxa e curta a vida com prazer, mas com disposição. Áliás não paramos de nos divertir por ficarmos velhos, ficamos velhos por pararmos de nos divertir. É só maneirar nos exageros.

Cuidar demais ou descuido?

Com certeza isso já deve ter acontecido com você ou com alguém que você conheça. Já percebeu que nós seres humanos às vezes temos manias de hipocondríacos, só falamos e pensamos em doenças, temos medo daquela dor de cabeça intensa, e quando ouvimos dizer que um vizinho morreu de aneurisma, nossa vamos correndo ao médico.

Chegando lá ele nos pede uma bateria intensa de exames e pede para retornarmos, como estamos muito impressionados com a morte do vizinho, corremos fazemos todos os exames e logo quando eles estão sendo feitos, já procuramos saber se o médico responsável está vendo algo de diferente, se não tem nenhuma anormalidade, se está tudo certo.

Geralmente o especialista no exame diz, pelo que vejo está tudo normal. Então já saímos dali com a cabeça mais aliviada, e por saber que não temos nem um tumor no cérebro, já encostamos os exames no guarda-roupa, e às vezes não voltamos ao médico tão cedo.

Parece que nosso pensamento procede da seguinte forma: Ufa não é um câncer. Mas isso é muito errado, pois as vezes doenças perigosas começam por pequenos sintomas, então temos que estar atentos a pequenos sintomas, pequenas sinalizações que o organismo dá .

Dor nunca é normal, mas também não podemos pirar com qualquer dor no dedão do pé. Pode ser somente uma unha encravada, mas uma unha encravada não tratada pode ter sérios problemas... É, é complexo isso. Mas nem tanto ao céur nem tanto ao mar, ter moderação em tudo na vida é sempre bom.

Mas cuidar bem da saúde nunca é exagero, mulheres freqüentem o ginecologista a cada seis meses, façam seus preventivos, e homens também não descuidem, procurem seu médico e façam um checap ao menos uma vez por ano.

Endometriose

Você sabe aquela dor que às vezes sente durante o ato sexual? Pois então... Ela pode ser sintomas de endometriose, uma doença feminina que tem despertado a atenção dos médicos para descobrir sua cura.

A Endometriose é a condição onde o tecido que normalmente reveste o útero - endométrio - é encontrado fora dele. Nos Estados Unidos acredita-se que aproximadamente 5 milhões de mulheres americanas em idade fértil sejam afetadas por essa doença.

Durante o ciclo menstrual, os hormônios, estrógeno e progesterona, estimulam o crescimento das células que revestem o útero para receber possível gestação. Se isso não ocorre, há eliminação deste tecido, chamado fluxo menstrual.

Se essas células aparecem fora do útero, elas também responderão aos hormônios. Entretanto, elas não podem ser eliminadas todo mês, causando sangramentos e cicatrizes, formando adesões prendendo órgãos como trompas, ovários ou outros tecidos. Isso pode causar dor mensal. Pode também causar infertilidade, se o ovo não puder entrar na tuba ou é bloqueado no seu caminho para o útero.

Endometriose geralmente aparece na pelve, nos ovários ou entre os ovários. Superfícies do intestino, bexiga, peritônio (membrana que reveste a parede abdominal e pélvico) e ligamentos de sustentação pode também ser envolvidos. Raramente áreas distantes como pulmão, fígado, cérebro ou locais de incisão também podem ser afetados.

A endometriose pode ser silenciosa em algumas mulheres e apresentar vários sintomas em outras, são eles:

• Cólicas menstruais cada vez piores, apesar do uso de medicamentos;


• Dor em baixo ventre durante ou antes da menstruação;


• Sangramento antes da menstruação;


• Dor na relação sexual;


• Dor pélvica após exame ginecológico ou exercício;


• Sintomas similares à infecção do trato urinário sem ter infecção;


• Períodos menstruais irregulares e mais freqüentes; e


• Infertilidade.

A partir do momento em que conhecerem a doença e já sabem sobea seus sintomas, fiquem atentas, observando se tem sentido algo semelhante e procure seu ginecologista.

Existem várias teorias, como a contração dos músculos do útero que pode provocar a saída do endométrio através das trompas. Chegando na cavidade abdominal ele começa a cresce, mas ainda não se conhece a causa da doença.

Essa é a teoria da menstruação retrógrada. Um problema com o sistema imune levando as células a se esconderem dentro dos tecidos e crescer em locais além do útero. Essa é a teoria do sistema imune. Algumas famílias possuem fatores que permitem crescimento de células anormais. Essa é a teoria genética.

Sei que muitas estão se perguntando como prevenir a endometriose? Mas infelizmente a resposta não é nada agrádavel.

Não há prevenção para a doença. O diagnóstico e tratamento precoce podem evitar a formação de aderências. Gravidez uso de pílula anticoncepcional e progesterona sintético parecem retardar o início e a progressão da doença.

O diagnóstico preciso da doença é só através de cirurgia, complicado entender que no ano de 2010, ainda não se podem diagnosticar uma doença, mas essa por enquanto ainda está nesse estágio, mas vem obtendo grandes avanços na medicina.

O médico pode fazer um exame ginecológico para procurar alguma massa estranha envolvendo o útero, as tubas e os ovários. Através da laparoscopia podem ser vistas as células anormais no abdome, ou a presença de aderências.

A doença pode não causar nenhum problema em longo prazo. Algumas mulheres com a endometriose não sentem dores e não apresentam infertilidade. Quando há problemas, elas podem ser: dor pélvica constante, aderência de intestinos levando a obstrução, dores na bexiga e no reto, infertilidade, infecção do peritônio causado pela ruptura do endometrioma, lesões renais.

Opções de tratamento da endometriose:

O tratamento precisa considerar o desejo da mulher em ter filhos, seus sintomas e a extensão da doença. Idade pode ser importante também. Essa doença pode nunca ser curada ou eliminada. O crescimento pode ser diminuído e as aderências removidas para melhorar a fertilidade e melhorar os sintomas. As opções incluem:

Observação

Mulheres com poucos sintomas e que desejam engravidar podem apenas acompanhar a evolução da doença.

Controle da dor

Anti-prostaglandinas, como ibuprofeno e acetaminofeno. Eles não alteram o curso da doença.

Hormônios

Pílulas anti-concepcionais e altas doses de progesterona podem ajudar no controle da doença. Agonistas de GnRH inibem a glândula pituitária, parando a produção hormonal dos ovários e impedindo a ovulação. Devido à possibilidade de perda óssea, só pode ser usado por 6 meses.

Cirurgia

O objetivo da cirurgia - laparoscopia ou laparotomia - é remover a endometriose e aderências.

Histerectomia e a retirada dos ovários podem ser feitos se a mulher não quiser ter mais filhos.

Efeitos colaterais do tratamento da endometriose

Os efeitos colaterais dependem do tipo de tratamento. Efeitos comuns no uso de hormônios em altas doses são: depressão, sangramento menstrual irregular, ganho de peso, dor de cabeça e oscilações de humor.

O que acontece após o tratamento da endometriose

Endometriose recidiva em 10 a 30% dos casos. Apesar do tratamento, a dor pélvica pode voltar e a fertilidade prejudicada. A boa notícia é que após a cirurgia, a gravidez ocorre em: 75% naquelas com doença leve; 50 a 60% com doença moderada; e, 30 a 40% com doença severa.