Essa coluna trará curiosidades e informações sobre saúde.

Saúde que é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida.
Nossa saúde depende de muitas coisas, como, por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.

Espero muito que gostem!

Pesquisar artigos desta coluna

Medo de envelhecer começa bem cedo


Envelhecer como já sabemos é uma tendência natural da vida, mas a maioria das pessoas hoje em dia não quer que essa tendência se aproxime de jeito nenhum.

Um dermatologista do Estado do Rio Grande do Sul relata que 70% das consultas em seu consultório, são por preocupação dos sinais de envelhecimento no rosto.

As pessoas estão cada vez mais cedo preocupadas com as rugas, pé de galinha, manchas na pele e marcas de expressão. Em alguns relatos dos especialistas percebemos que a partir dos 20 anos de idade, jovens já procuram até pelo famoso botox.

E a preocupação é tanta, que nem se importam com os preços dos produtos e dos procedimentos usados para o rejuvenescimento.

Estudos mostram que pessoas mais bonitas, ganham salários mais altos, e que o cuidado com a aparência atua também no ambiente profissional.

Bem... feliz de quem pode mesmo gastar com essas tecnologias que custam em média R$500,00 (quinhentos reais) cada sessão, a beleza é mesmo uma coisa muito cobiçada por todos.

Porém, se seu dinheiro não der para tanto use produtos que estejam ao seu alcance de gasto, procure aí uma consultora da natura, avon, mary kay, qual você preferir e peça um creminho daqueles que toda mulher deve ter a partir dos 20 anos.

Ajudar a pele e o corpo é tarefa essencial para homens e mulheres, mas independente de toda beleza exterior, o ideal é se amar estar de bem com a vida e  manter sempre um sorriso nos lábios.

Isso é fundamental para qualquer pessoa sentir-se bonita.

Melhore o seu humor comendo chocolate

O chocolate ajuda na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.

É por isso, que o chocolate pode melhorar e muito o seu humor quando você estiver naquele estresse. Mas é importante saber que não pode ser ingerido qualquer chocolate, e nem em qualquer quantidade.

O ideal é que seja um produto com maior quantidade de cacau, pois no cacau estão as substâncias fitoquímicas que fazem bem a saúde, é recomendado então o chocolate meio amargo.

Para sentir ainda uma sensação de saciedade melhor, é indicado os produtos com cacau polissacarídeos mucilaginosos da babosa, Glutaminas (aminoácido), glucomannan (fibra que provém de uma planta africana, que em contato com líquidos no estomago se transforma em um gel, dando sensação de saciedade por até 4h), alga spirulina orgânica e outros.

Esses ingredientes têm o máximo poder de atuar no cérebro, mandando uma mensagem para os neurotransmissores de uma saciedade incrível.

Algumas pesquisas realizadas já mostraram que esse milagroso chocolate substitui até o sexo, por oferecer essa sensação de prazer. Mas vamos combinar que ele pode até ser bom, mas não é para tanto né?

Para seu humor ficar impecável, tenha sempre umas barrinhas dessas em mãos, mas continue amando muito, pois para o amor não existe substituições.

Estar em paz é o melhor remédio para as dores


A maioria das pessoas depois daquele dia intenso de trabalho, de estudo, ida ao médico, pegar filho na escola enfim, quando chega em casa e o sangue esfria, parece doer tudo.

A primeira a dar o alarme é a cabeça, depois logo vem a coluna, as mãos, até os dentes. Isso se chama fatores psicossomáticos. Você não está doente, só que não está bem consigo mesma e talvez com o mundo.

Quando nosso estado emocional está legal, tudo vai bem ou pelo menos melhor. Corremos atrás de tantas coisas o dia todo, mas quase não nos lembramos da nossa paz de espírito, do nosso tempo.

Toda pessoa precisa de um tempo para respirar, colocar a cabeça em ordem e se planejar, está aí a palavrinha mágica: Planejamento. Metade das nossas ansiedades do dia-a-dia vem pela falta de um simples planejamento.

Precisamos entender que o dia tem 24 horas para fazermos o que deve ser feito nele, o que não der para ser feito neste dia automaticamente ficará para o dia seguinte, isso é um fato. O tempo é implacável. Então comece por aí, escolha suas prioridades para aquele dia e resolva.

Muitas vezes sentimos dores por somatizar emoções, as mulheres são mestres nessa categoria, juntam todos os problemas, mais as decepções, e as desilusões colocam tudo no liquidificador e lá vai tomam aquela superdose de vitamina das somatizações negativas.

Com isso prejudicam o estômago, a cabeça e o coração , tudo vai ficando cada vez mais difícil, às vezes seria um probleminha tão fácil de ser resolvido, mas diante daquele quadro emocional, juntando com as dores se transforma em um dilema sem saída.

A piora dessa situação pode gerar uma profunda depressão, dificultando ainda mais o tratamento, que às vezes os profissionais não conseguem nem diagnosticar, por se tratar de problemas psicológicos.

Existe algo no seu sistema emocional que não está recebendo a devida atenção, então ele cria uma maneira de ser percebido.

A doença é a representação física de algum problema emocional, somos responsáveis pelo que acontece no organismo, ela  tem origem em um estado não satisfatório de nossos sentimentos como tristezas, raiva, vingança, depressão e outros...que estão armazenados no subconsciente.

A melhor forma de se ter saude é resolver todos os conflitos.Reavalie seus problemas, já que são necessário mudança de padrões de pensamentos, sentimentos e crenças que estão confusos.Saber exatamente o que se quer sem prejudicar o próximo é fundamental.

Resolva problemas de relacionamentos acertos e reajustes, lembrando que é preciso diálogo para se chegar na solução.

Quem guarda os sentimentos erroneos, retarda o crescimento da alma.

Testes de DNA em breve nas farmácias americana


Como a modernização é uma coisa maravilhosa. Enquanto aqui no Brasil muitos pais estão fugindo da responsabilidade de reconhecer seus filhos, alegando que o exame é muito caro, ou que é demorado fazer gratuitamente, lá nos Estados Unidos o Kit será encontrado nas prateleiras das farmácias.

O Kit custa U$ 249 e revela os antecedentes genéticos por parte de pai e mãe. O casal colhe a saliva para fazer o teste.

Não foi revelada a eficácia do produto, porém, aconselha-se fazer diante de um médico. Os americanos parecem acreditar na eficácia, mas os brasileiros que tem a fama de São Tomé precisam ver para crer, eu acho que não iriam se conformar só com a saliva para essa comprovação.

Brasileiro quer mesmo o convencional, o exame de sangue e de preferência as mães querem abrir o resultado no programa do ratinho, para fazer o caboclo passar a maior vergonha.

É claro que quando elas têm a certeza de que o filho é do respectivo pai, porque quando não é quem passa vergonha é a mãe.

Bom, vamos esperar para ver se essa novidade chega ao Brasil e como vai ser a aceitação do produto. Os pais que estão querendo fugir de suas responsabilidades que tomem cuidado, se elas pedirem para você dar uma sopradinha em um aparelhinho suspeito, fique esperto porque não será o bafômetro.

Saiba mais sobre a substância do amor

Oxitocina, esse é o nome dela, a substância que desencadeia o amor materno, e romântico. A mãe quando segura seu bebê no colo e tem uma aproximação dele, os níveis de oxitocina vão as alturas.

Ela é produzida no hipotálamo (Uma estrutura do Sistema Nervoso Central), e ativa as áreas de afetividade fortalecendo os vínculos afetivos.

Está vinculada a Dopamina, funcionando da seguinte maneira: Quanto maior a produção de oxitocina, maior a intensidade de Dopamina, maior será a vontade de repetir algumas experiências como o sexo e até o beijo.Durante um beijo a liberação dessa substância dobra no organismo, e durante o sexo ela sobe 40%.

Em um estudo muito interessante, feito por uma revista americana, foi comprovado que 66% das mulheres e 59% dos homens, não sentiam nenhuma atração pelos parceiros até beijá-los.
E o que desencadeou essa atração após o beijo foi à liberação da milagrosa substância do amor. Por isso, se você acha que aquela pessoa que você conheceu naquele barzinho, te atraiu, mas não foi aquele “tchan” experimente beijá-la primeiro para depois tirar suas conclusões.

Será que a dor melhora no frio??

Postos de Saúde diminui demanda de pacientes no frio

É um pouco estranha essa confirmação não acha? Pois se é no frio que as pessoas ficam com gripes, com resfriados, por que essa demanda diminui?

A demanda diminui porque só vai a uma unidade de saúde quando o tempo está frio, geralmente quem está muito mal mesmo.

Existem pessoas que gostam de fazer uma visitinha aos postos no verão, vão por uma simples dor de cabeça, dor no pé, uma simples azia depois daquela feijoada.

Na maioria das vezes são idosos que se sentem sozinhos em casa, possuem certa carência, querem conversar e então vão ao posto.

Já no tempo frio, essas pessoas preferem ficar em casa, no quentinho do edredom. E aí só vai procurar atendimento médico nessa circunstância, quem realmente está com muita dor, com muita febre e com muita necessidade de ser medicada.

Essa é uma das muitas curiosidades do dia-a-dia da Saúde Publica.