Essa coluna trará curiosidades e informações sobre saúde.

Saúde que é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida.
Nossa saúde depende de muitas coisas, como, por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.

Espero muito que gostem!

Pesquisar artigos desta coluna

TPM: Treinada Para Matar


Garanto que  muitas mulheres passam por essa temida Tensão Pré Menstrual todo mês! E coitadas das pessoas que estão ao redor delas...

A tendência hoje é acreditar que a função fisiológica do ovário seja o gatilho que dispara os sintomas da síndrome alterando a atividade da serotonina (neurotransmissor) em nível de sistema nervoso central.
O tratamento depende da severidade dos sintomas e incluem modificações alimentares, comportamentais e tratamentos medicamentosos. 

Quando estão assim, as mulheres podem sentir desconforto abdominal, muita dor de cabeça,  irritabilidade, humor deprimido, aumento de apetite, tensão e muitos outros sintomas, não tem como não ficar treinada para matar com tanta coisa ruim junta né? 

Existe sim, um tratamento medicamentoso para essa tensão, mas ele deve ser individualizado. A fluoxetina foi a única droga que mostrou eficácia, entretanto foi aprovada pelo FDA apenas para PMDD (Forma mais severa de TPM, com prevalência dos sintomas de raiva, irritabilidade e tensão). Na Europa esta droga não é aprovada na Europa para uso nem mesmo em PMDD. 

Os sintomas também podem ser diminuídos modificando a alimentação nesse período. Comer menos gordura, menos sal e menos cafeína, tentar um exercício aeróbico por 20 minutos 3 vezs na semana e com certeza tentar controlar todo aquele estresse...Essa é a parte mais difícil, mas temos que tentar, caso contrário nós mulheres, seremos retiradas da sociedade por oferecermos risco, rs.