Essa coluna trará curiosidades e informações sobre saúde.

Saúde que é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida.
Nossa saúde depende de muitas coisas, como, por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.

Espero muito que gostem!

Pesquisar artigos desta coluna

Cuide do seu coração!

Um coração novinho em folha, sem nenhum problema e sem causar nenhum susto, quem não quer?

Sabemos que todas as pessoas temem sofrer algum mal do coração, o temido ataque cardíaco denominado infarto. E para que isso não aconteça saiba como cuidar do seu grande amigo do peito!

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que, no Brasil, as doenças cardiovasculares aumentarão em 250% até 2040. Hoje, cerca de 300 mil brasileiros morrem por ano de problemas cardíacos. Entre as causas da sobrecarga do coração estão o estresse, o excesso de informação, a vida sedentária e a alimentação inadequada.

O infarto do miocárdio nada mais é do que a morte do músculo cardíaco por falta de irrigação. Isso acontece quando alguma coronária o nome das artérias da nossa bomba fica entupida, num processo chamado aterosclerose, obstruindo a passagem de sangue que leva oxigênio e nutrientes aos tecidos. Se isso durar mais que 20 minutos, o dano é irreversível e as células são destruídas.

Sintomas

Segundo o cardiologista da Capital, Dr Élzio Tamazato, os sintomas desta patologia, é uma dor súbita no peito, seguida de um aperto na chamada boca do estômago, que às vezes irradia-se para braços e pescoço. Esses sintomas seguem acompanhados de sudorese (Suor intenso), náuseas e mal estar. Em alguns casos ocorre inclusive uma parada cardio respiratória.

Tratamento

Dr Élzio dia que o tratamento é hospitalar e para um prognóstico de qualidade, o paciente deve estar no hospital nas primeiras doze horas do infarto, de preferência no início da dor.

“O infarto segue mais em pessoas que já possuem um quadro de risco, pessoas com pressão alta, diabetes, fumantes e que sofrem muito estresse, são pessoas com fatores de risco e com muito mais probabilidade de sofrer um infarto, pessoas sem nenhum fato de risco e mais jovens apresentam um risco pequeno” diz Élzio.

Prevenção

O cardiologista dá algumas dicas de como ter um estilo de vida melhor, mesmo apresentando fatores de risco.

• Exercício físico regular, ao menos 3x na semana;

• Alimentação saudável;

• Checap geral anualmente;

• Evitar estresses;

• Se for fumante, deixar de fumar, se diabético controlar a glicemia, se hipertenso, controlar a pressão e se obeso procurar emagrecer.