Essa coluna trará curiosidades e informações sobre saúde.

Saúde que é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida.
Nossa saúde depende de muitas coisas, como, por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.

Espero muito que gostem!

Pesquisar artigos desta coluna

Saiba o que fazer em caso de engasgos e sufocamentos em crianças

Em casos de crianças todo cuidado é pouco. Um minuto de descuido basta para que aconteça um acidente.

Aqui vão algumas dicas para casos de engasgamento e sufocamento, casos estes que precisam de socorros imediatos mesmo que por pessoas leigas.

O engasgamento é caracterizado pela parada de algum alimento ou objeto que entrando pela boca, desce a faringe e obstrui as vias respiratórias.

Crianças menores de um ano:

Neste caso o ideal é virar a criança para baixo com a cabeça mais inclinada para baixo que o corpo, e com força fechar a mão em concha e bater no meio das costas, até que o alimento ou objeto seja expelido.


Talvez se preocupem com a força exercida nesse movimento, mas não é ideal que se tenha essa preocupação.

O importante é desobstruir as vias aéreas, podendo até ocorrer durante esse socorro uma fratura de costela na criança, devido a tapotagem (Batida nas costas).
Porém, é melhor ter uma fratura de costelas com vida do que não fraturar a costela e a criança ter uma asfixia grave podendo até morrer.

Crianças maiores de um ano:

Abrace a criança por trás e com força faça pressão com o ante braço lateralmente contra o tórax (imitando uma galinha batendo asas, abre e fecha, até que o alimento seja expelido).

Não acontecendo o esperado nos dois casos acima, ou seja a criança não voltando a respirar, tire a roupa da mesma para melhor visualização do torax e realize respiração boca a boca e massagem cardíaca. Realize quatro compressões seguidas no tórax e volta para ventilar (boca).

Lembrando que essa compressão necessita de mais cuidado, a criança tem que estar num lugar firme, não fofo. E no caso de bebês a compressão deve ser feita somente com os dois polegares.

Agora o melhor mesmo é prevenir toda essa situação, olhos bem abertos quando o assunto é criança, e de muita atenção a tudo o que seu filho coloca na boca.

0 comentários:

Postar um comentário