Essa coluna trará curiosidades e informações sobre saúde.

Saúde que é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida.
Nossa saúde depende de muitas coisas, como, por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.

Espero muito que gostem!

Pesquisar artigos desta coluna

Muitas emoções podem causar doenças

Freud, o pai da psicanálise moderna, já dizia que “toda enfermidade é intencional”.

Ele acreditava que até 1/3 da população humana desenvolvia sintomas e doenças de modo a chamar  atenção do próximo ou para exteriorizar suas dificuldades emocionais.

Entretanto, explicava o mesmo, tal medida, ao invés de ajudar, normalmente provocava prejuízos nos relacionamentos, na vida pessoal e em rotinas de vida.

Ou seja, essa “transferência” do estresse emocional para o físico, principalmente por transtornos de ansiedade e frustrações, causava bastante sofrimento ao indivíduo e aos seus.

Por exemplo: gastrite nervosa às vésperas do vestibular, febre em crianças após crises de ciúmes, pânico após um assalto à mão armada, entre outros.

Considerando a base emocional destas doenças, e uma vez visitando um médico atencioso, o mesmo situará os sintomas no tempo, possíveis associações com fatores desencadeantes dos mesmos, podendo fazer um diagnóstico preciso e tratar o paciente física e emocionalmente, inclusive indicando medicamentos e terapias.

Assim, o “médico de corpo e de alma” trata a mente que engana o corpo, e trata o corpo que sofre com a mente. Por isso, Maimônides, grande médico do século 12, já dizia:

“Nos primeiros 10 minutos de consulta, examine os órgãos, auscute-os. E nos demais 50 minuntos da consulta, escute a alma.”

Concluindo, o sofrimento humano tem raízes profundas no emocional, e muitos são os sintomas da atualidade.

Cuide-se, pratique higiene mental, exercite-se regularmente e, na persistência de sintomas que lhe causem sofrimento, procure rapidamente por especialistas.

0 comentários:

Postar um comentário