Essa coluna trará curiosidades e informações sobre saúde.

Saúde que é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida.
Nossa saúde depende de muitas coisas, como, por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.

Espero muito que gostem!

Pesquisar artigos desta coluna

Cuidar demais ou descuido?

Com certeza isso já deve ter acontecido com você ou com alguém que você conheça. Já percebeu que nós seres humanos às vezes temos manias de hipocondríacos, só falamos e pensamos em doenças, temos medo daquela dor de cabeça intensa, e quando ouvimos dizer que um vizinho morreu de aneurisma, nossa vamos correndo ao médico.

Chegando lá ele nos pede uma bateria intensa de exames e pede para retornarmos, como estamos muito impressionados com a morte do vizinho, corremos fazemos todos os exames e logo quando eles estão sendo feitos, já procuramos saber se o médico responsável está vendo algo de diferente, se não tem nenhuma anormalidade, se está tudo certo.

Geralmente o especialista no exame diz, pelo que vejo está tudo normal. Então já saímos dali com a cabeça mais aliviada, e por saber que não temos nem um tumor no cérebro, já encostamos os exames no guarda-roupa, e às vezes não voltamos ao médico tão cedo.

Parece que nosso pensamento procede da seguinte forma: Ufa não é um câncer. Mas isso é muito errado, pois as vezes doenças perigosas começam por pequenos sintomas, então temos que estar atentos a pequenos sintomas, pequenas sinalizações que o organismo dá .

Dor nunca é normal, mas também não podemos pirar com qualquer dor no dedão do pé. Pode ser somente uma unha encravada, mas uma unha encravada não tratada pode ter sérios problemas... É, é complexo isso. Mas nem tanto ao céur nem tanto ao mar, ter moderação em tudo na vida é sempre bom.

Mas cuidar bem da saúde nunca é exagero, mulheres freqüentem o ginecologista a cada seis meses, façam seus preventivos, e homens também não descuidem, procurem seu médico e façam um checap ao menos uma vez por ano.

1 comentários:

Unknown disse...

Realmente Fernanda, as pessoas são descuidadas, não têm cultura preventiva. São movidas a alarmismo. E isso não está relacionado somente aos check ups não, é no dia a dia, a alimentação ruim, o sedentarismo, as lesões repetitivas no trabalho, postura incorreta, os excessos, enfim.

Postar um comentário