Essa coluna trará curiosidades e informações sobre saúde.

Saúde que é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida.
Nossa saúde depende de muitas coisas, como, por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.

Espero muito que gostem!

Pesquisar artigos desta coluna

Menopausa Masculina


Como diz o Dr Alessandro Loiola, um médico muito bem conceituado de Minas Gerais: “ A menopausa masculina conhecida como Andropausa, é aquele período da vida em que o trabalho não dá prazer, e o prazer começa a dar um trabalho danado. Engraçado né? Mas é a pura verdade.


Os homens começam a sofrer dessa menopausa masculina, dos 50 aos 80 anos. Os sintomas da Andropausa são bastante semelhantes às manifestações da menopausa em mulheres. Um estudo realizado nos EUA envolvendo mais de 2.000 homens entre os 40 e 60 anos de idade, mostrou que 80% deles se queixavam de fadiga intensa, 70% sofriam de algum nível de depressão, e mais de 60% se queixavam de irritabilidade e distúrbios da ansiedade.

Outro terrível sintoma é aquele conhecido mal humor, sabe naqueles dias em que ele acorda e você diz: Bom dia ! E logo vem a resposta: Bom dia por quê? Não to nada bom. Poderá ocorrer também insônia,  diminuição da libido, fraqueza, perda de massa muscular, dificuldade para obter ereções e até... Olhem só, pasmem-se vocês, eles podem até chorar ao ver o último capítulo da novela das oito, é a coisa é mais séria do que podem imaginar!!!

Bom, assim que percebidos os sintomas da Andropausa, o homem deve ser submetido a alguns exames. A dosagem de Testosterona Livre no plasma é o principal teste, devendo ser feita em uma amostra de sangue colhida pela manhã, em jejum. Se os níveis estiverem abaixo de 200 nanogramas/dL e você não possuir fatores de risco significativos, a Terapia de Reposição de Testosterona (ou TRT) pode ser iniciada.

A TRT só deve ser realizada sob supervisão médica criteriosa, estando contra-indicada em homens com problemas na próstata, doenças no fígado, altos níveis de gordura no sangue ou passado recente de tromboses.

A TRT não é um tônico capaz de resolver todos o problemas da sua vida, mas uma terapia específica com vários efeitos colaterais importantes. Para utilizá-la, é necessário realizar exames de acompanhamento a cada 3-6 meses. Entretanto, desde que indicada e realizada de modo responsável, a TRT produz resultados quase milagrosos.

A testosterona pode ser administrada de várias formas: oral, injetável, transdérmica (adesivos) ou por implantes. As formas orais não são mais recomendadas devido ao risco de efeitos tóxicos sobre o fígado.

As formas injetáveis não oferecem níveis estáveis e podem terminar piorando os sintomas da Andropausa. As apresentações transdérmicas têm sido as mais utilizadas nos últimos tempos.

Além de buscar tratamento especializado, existem algumas medidas simples que você pode adotar a partir de agora para lidar melhor com os sintomas da Andropausa:

• Seja mais calmo, ou ao menos tente ser. O estresse é um veneno nessa fase;


• Se alimente melhor com verduras e legumes;


• Tome 8 copos de água por dia;


• Cuidado com os porres;


• Durma bem;


• Pratique um exercício físico, abemos que o tempo é curto, mas ao menos uma caminhada sempre é bom.

Os homens que estiverem nesta fase, podem e devem ter uma vida normal, mas precisam saber que o organismo sofre com algumas mudanças, por isso para viver em perfeito bem –estar conscientizem-se de que é melhor prevenir do que remediar.

Se já viveram até aqui não precisa ter pressa e passar tantas noites acordados, nem ter medo de acabar a Skol do planeta e querer beber tudo em uma noite só.

Relaxa e curta a vida com prazer, mas com disposição. Áliás não paramos de nos divertir por ficarmos velhos, ficamos velhos por pararmos de nos divertir. É só maneirar nos exageros.

0 comentários:

Postar um comentário