Essa coluna trará curiosidades e informações sobre saúde.

Saúde que é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida.
Nossa saúde depende de muitas coisas, como, por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.

Espero muito que gostem!

Pesquisar artigos desta coluna

Cuide da saúde da família, saiba como limpar sua casa corretamente

Dicas para cuidar adequadamente de travesseiros, almofadas, cortinas, bichos de pelúcia e até dos tênis. Objetos de decoração e de uso pessoal são os mais atingidos pela sujeira causada pela ação do tempo e dos ácaros.

A saúde da família pode depender de cuidados simples com a limpeza da casa e de objetos de decoração e uso diário. Para se livrar de ácaros e da ação do tempo, medidas simples fazem a diferença. O gerente operacional da segunda maior rede de lavanderias do Brasil, Ricardo Monteiro, dá dicas de como fazer a limpeza de cortinas, tapetes, almofadas, bichos de pelúcia e tênis.

Travesseiros e almofadas 

Peças de contato direto e rotineiro, os travesseiros e almofadas acumulam ácaros, podendo causar alergias respiratórias. Segundo Ricardo Monteiro, a forma mais eficiente de eliminar a sujeira é o uso de água e sabão neutro. Os objetos devem ser lavados a cada seis meses, em média. É recomendável evitar o uso de máquinas de lavar, já que os aparelhos deformam e deixam as almofadas malcheirosas.
Tapetes 

Um foco de ácaros, os tapetes devem ser aspirados com frequência, por acumularem pó. Além disso, esses objetos precisam ser limpos com escova macia e sabão neutro, com pouca água. “O problema maior do tapete é o enxágue, muito difícil em casa, mesmo se estendido no quintal.

Ele também pode desbotar se exposto ao sol. Tapetes persas mancham com facilidade devido a utilização de corantes naturais. Por isso, o ideal é levá-los a cada seis a oito meses à lavanderia, para higienização adequada”, esclarece Ricardo Monteiro.

Cortinas 

Para se livrar da poeira que fica acumulada nas cortinas o ideal é o uso de água e sabão. De acordo com o gerente operacional de uma das maiores lavanderias do país, os objetos devem ficar de molho, em tanque ou bacia, no máximo uma hora, para não ficarem com mau cheiro.

Depois do molho, podem ir para a máquina – logicamente, avaliando-se a capacidade do equipamento para a dimensão da cortina. A lavagem deve acontecer, pelo menos, a cada seis meses. O processo de secagem deve ser acompanhado de perto. É fundamental que as cortinas sequem completamente para evitar manchas.

Persianas

Para os produtos confeccionados com tecidos, o melhor é que sejam levadas à lavanderia com frequência de seis a oito meses. Já as persianas de alumínio podem ser limpas com água e sabão, com auxílio de um pano úmido.

Jamais essas peças devem ser colocadas na máquina, pois ficam irreversivelmente amassadas. Atenção às peças coloridas: elas mancham facilmente quando produtos inadequados são aplicados. A limpeza deve ser mantida todos os dias, usando-se espanador alternado com pano úmido.

Bichos de pelúcia 

Os bichinhos de pelúcia são presença garantida na maioria dos lares, principalmente aqueles que contam com crianças. Por acumular muitos ácaros e micro-organismos, devem ser lavados constantemente se a criança o utiliza diariamente e a cada seis meses se estiverem somente como enfeites.

Os pequenos podem ser colocados na máquina, no modo suave. Os mais delicados, ou muito grandes, devem ser levados para uma boa lavanderia.

Tênis 

Podem ser lavados em casa, sejam de tecido ou couro. O importante é lavar com uma escova de cerdas macias com água e detergente neutro. O molho dever ser de, no máximo, 30 minutos.

Para a secagem, devem ser colocados de cabeça para baixo, sem pendurá-los, de preferência em locais arejados, sem ação direta do sol.

0 comentários:

Postar um comentário