Essa coluna trará curiosidades e informações sobre saúde.

Saúde que é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida.
Nossa saúde depende de muitas coisas, como, por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.

Espero muito que gostem!

Pesquisar artigos desta coluna

Aprenda como lidar bem com sua sogra

A maior queixa de todos os homens e mulheres que se casam são os problemas com as sogras. Tanto é que existem inúmeras reclamações e um leque cheio de piadas especialmente para elas. Por vezes a sogra não tem noção do seu espaço e papel no novo lar e é por isso mesmo que a mulher precisa ajudar a sogra a encontrar o espaço dentro da vida do casal.

O que instaura essa verdadeira guerra é o fato de que ninguém quer ceder, ou seja, nem a sogra cede ao fato de que o filho ou a filha se casou e não faz mais parte da vida dela, nem o casal cede ao perceber que a sogra inevitavelmente vai dar palpites e conselhos na vida do casal.

Para encontrar esse equilíbrio é muito importante que ambas as partes sejam racionais e descubram uma maneira de viver pacificamente e sem que um atrapalhe a vida do outro. É perfeitamente possível conciliar as duas vidas sem ter perdas em nenhum dos lados. Basta um pouco de conversa e bom-senso.

O maior problema que o casal enfrenta com a sogra é o desejo dela morar sob o mesmo teto deles; se não quiser morar junto, certamente fará de tudo para estar todos os dias na casa do casal, impedindo que eles tenham um momento a dois.

Por isso mesmo, por mais cruel que isso possa parecer, escolha uma residência longe da sogra para dificultar as visitas indesejadas; mas cuidado para não ser longe o bastante para que ela queira passar uma temporada por lá.

O que acontece é que muitas sogras não conseguem entender que os filhos crescem e viram independentes, saindo do ninho que elas construíram. Muitas vezes o parceiro é visto como o responsável pela pessoa ter saído de casa e abandonado a sogra, o que não é verdade.

A melhor maneira de lidar com isso é impondo limites; geralmente o filho é que precisa explicar para a mãe que está começando uma vida nova e precisa de espaço, mas que isso não significa que a sogra não poderá participar da vida do casal; só que será definido quando e qual a frequência dessa participação.

Outro problema é a competição feminina. Mulheres e sogras entram num embate já que uma vê a outra como vilã da história; uma por ter roubado o filho, outra por não deixar o casal viver a vida. A melhor coisa a fazer é não se mostrar como uma rival, e sim como uma amiga; então incentive a sogra a participar de algumas atividades da família, como almoços, idas ao médico. Deixe que ela se sinta importante de vez em quando, mas sempre impondo limites.

Apesar de todas essas desavenças, é preciso também entender o lado da sogra. Ela é uma mãe que se vê obrigada a se separar do filho, de vê-lo crescer. Então tenha compreensão e diálogo nos primeiros dias. Isso vai ser importante.

A partir do momento em que a sogra não vir mais a mulher como uma rival e sim como uma peça chave na vida do filho, a relação vai se estreitar e as desavenças irão melhorar.

0 comentários:

Postar um comentário